30 de junho de 2010

CONFUSÕES

            Por que nós adolescentes nos confundimos tanto com as escolhas, os amores, as amizades, etc.? Por que nos confundimos tanto com a vida!!?? As nossas escolhas de hoje são as que dirão a todo o nosso futuro como ele deve ser, nossos amores de hoje são nossas possíveis famílias de amanhã, as amizades devem ser muito bem escolhidas, pois, influirão em quase todo o nosso futuro.
            São tantas coisas que fazemos hoje e refletem amanhã que as mentes se confundem e ocorrem embaraços sutis e devassadores. Quem nunca disse “eu te amo” e depois descobriu estar enganado? Quem nunca fez uma escolha “legal”, porém, errada? Quem nunca secretou algo a alguém e se confundiu ao confiar naquele (a) amigo (a)? Pelo amor de Deus! Existe alguém, um E.T que seja, que possa me dizer que nunca se confundiu com a vida, sem estar mentindo, e me ensinar como se faz isso!?
            Agora, falando por mim, confundo-me com tantas coisas que já nem sei mais como explicar, citar, e/ou escrever completamente, inteiramente e integramente as minhas confusões! A única coisa da qual eu tenho certeza é que Deus nunca vai me abandonar e, muito menos, me permitir passar por dificuldades que eu não possa escrever e confusões que eu não possa decifrar. Mas, hoje, as confusões são tantas! Vivo as loucuras mais inimagináveis e silenciosas dentro de mim, amo viver essas loucuras, mas, chega um momento que eu percebo que elas me fazem sofrer!
            Pelas paixões e pelos amores que eu já não devia mais me deixar levar e, muito menos, confundir, mas, quando penso estar conseguindo isso, as memórias me vêm como fantasmas, soprando aos meus ouvidos coisas que eu não quero mais saber (♪♫), ou quero? Até isso me confunde! Amores antigos que haviam se desfeito parecem ir e vir quando querem paixões quentes, super ardentes, elas vêm e vão, criando pedaços e desfazendo pedaços de mim, da minha mente, dos meus conceitos, das minhas idéias, da minha personalidade!
            Pelas escolhas eu ainda posso me dar um desconto, estou aprendendo a escolher, deixando as indecisões de lado, no entanto, as escolhas são feitas desde cedo e é desde cedo que devemos aprender a fazê-las sem que elas nos confundam e nos dominem, eu ainda não aprendi isso!
            As amizades que fazemos e escolhemos ao longo da vida, são elas que dizem quem somos e todo o resto sobre nós, não deviam, mas, nos confundem! São tantas amizades diferentes, pessoas que se dão bem comigo, mas, cada um tem um modo diferente de viver e ver a vida, cada um tem um conselho diferente e cada um, cada amigo, cada pessoa que eu ouço e que me ouve também me diz coisas diferentes, às vezes parecidas ou até iguais em alguns aspectos, mas sempre diferentes em vários.
            É a vida! Já chegamos à terra em dúvida, nem sabemos logo de cara se iremos fecundar o óvulo! Quem dirá saber de cara qual é o futuro e quais as traduções para as confusões de um adolescente!? Apenas Deus sabe e é n’Ele que eu me apego, fora isso eu apenas vivo, não é a vida que me leva e também não é ao contrário, é Deus que me leva pela vida e nela eu vou decifrando meus enigmas e descobrindo os meus tesouros, basta apenas confundir-me ao viver para saber que as confusões da vida fazem-me decifrar quem eu sou!

Jônatas Araújo dos Santos                                                    (21/06/2010 – 00h33minHS)

16 de junho de 2010

IMPRESSÕES

Nossa, é simplesmente incrível como as pessoas não entendem a inspiração de quem escreve, pondo-me como exemplo, todos perguntam se estou apaixonado ou namorando, querem saber sobre minha visão política (socialista/comunitarista de esquerda), religiosa (cristão/protestante, seguidor de Deus e da Bíblia), perguntam sobre minha visão político-religiosa, enfim, tentam entender e compreender o incompreensível, tentam definir uma unica inspiração, uma unica razão para eu escrever.
               Bom, a inspiração para mim é a própria escrita, a falta de inspiração me inspira a escrever, os fatores do dia-a-dia, as diferentes idéias, os meus loucos e diferentes pensamentos, tudo se adequa ao papel e à caneta quando as letras e palavras são a inspiração inicial, a escrita me leva a dúvidas próprias, que me levam à leitura, que por sua vez, me leva a escrever o que aprendi, entendi, concordei e discordei daquilo que li.
              Percebe-se então que é um ciclo vicioso, porém, nem sempre ele é o mesmo, a escrita se perde em temas, a leitura se esvai com o cansaço, as próprias dúvidas que se criam vão sumindo, aí então, como fica a inspiração para escrever? A falta do que escrever é um bom começo! É escrevendo que se adquire inspiração para escrever, não tem o que fazer? Escreva! Não quer fazer nada mas também não quer ficar parado? Escreva! Não tem o que escrever? Escreva! Escreva! e... Escreva! Deixe a sua mente imprimir o que ela tem, mesmo que pareça não ter nada.
               Os maiores homens sempre começam do nada, na verdade,  todos nós, de certa maneira, começamos do nada, a diferença é que nem todos chegam ao "alguma coisa", ao "quase tudo" ou ao TUDO! Comece a escrever do nada e deixe o TUDO da sua vida no papel!

13 de junho de 2010

TÍTULO

O título de um texto é como a capa de um livro, o olhar de uma pessoa ou um perfil de ORKUT. Não é certo julgar um livro pela capa, uma pessoa por um simples olhar ou um dono de uma conta no ORKUT pelo seu perfil, porém, são estes itens que fazem as imagens dos seus donos.

A diferença entre estes itens e o título de alguma outra coisa escrita, seja texto, poesia, música, etc. é que o título sempre vem por ultimo quando não se trata de nenhum deles. É ele, o último que ficará em primeiro, o primeiro a ser elogiado ou esculhambado por todos, é o que fica à frente mesmo sendo o menor e é quem leva as bombas de todos e em função de todos.

O título é o primeiro-último por que precisa estudar e ser estudado, precisa estudar o texto para chegar ao topo dele e ser estudado pelo texto e por quem o faz para se encaixar bem e permanecer no seu lugar. Precisa ser chamativo ou, até mesmo, tosco, tem que ser bonito e também feio, tem que chamar a atenção por ele e pelo texto, pela poesia ou por qualquer conjunto de palavras que pareça ser sem sentido para os que não conseguiram, ainda, enlouquecer com letras.

O título é de grande valor, serve para atrair, distrair, contrair. É o título que diz o que é e o que não é, pois, a escritura a qual ele se refere disse a ele, antes de tudo, o que ele deveria ser. É orgulhoso e humilde, sofisticado e simples. Defina o seu título, mostre ao mundo ao menos um pouco de quem você é!

E.P.T: O AMANHÃ

E.P.T: O AMANHÃ

CRESCENDO

Provas de que você está crescendo vem todos os dias, aos poucos elas chegam e te fazem pensar — “Estou ficando pra trás” — ou até mesmo — Caraca! Eu fazia isso... eu era assim! — Os sinais de que se está crescendo são diversos, e vão além dessas percepções do que se fazia ou de como se era a algum tempo.
Percebe-se que o tempo está passando quando se adquire algum conhecimento a mais, quando se consegue perceber algo diferente na própria personalidade, o tempo não para e, se não o acompanharmos, ficamos para trás, perdemos de crescer! Nós homens, crescemos e percebemos isso quando aprendemos a agradar as mulheres sem deixá-las mandar na situação e, a meu ver, as mulheres percebem e / ou demonstram que crescem quando conseguem mandar na situação, mesmo quando nós não deixamos.
Os dois juntos crescem quando agradam um ao outro sem se desagradar do outro, crescem juntos menino e menina para serem homem e mulher, acordarem para seus anseios, acordarem entre si anseios, dúvidas, medos, dores, enfim, acordarem um com o outro a vida, crescem como um quando vivem pensando um no outro, cresce-se sozinho e “a sós” quando o pensamento está no/na outro (a) antes mesmo de conhecê-lo (a).
Crescemos juntos, homens e mulheres, juntos para unirmos pensamentos e vidas como dois em um, juntos, para poetizar a vida e, como disse o poeta, “’caetanear’ tudo o que há de bom”, cada um por si, cada dois sendo um como Deus ensinou, como a Bíblia diz, como tudo deve ser, Ele e Ela, nada a mais, talvez nós dois para haver um algo mais. A vida nos ensina a crescer sozinhos para que possamos nos tornar grandes a dois, a vida nos ensina apenas a amar, nós é que aprendemos o contrário por não saber relevar as coisas, aprendemos a odiar sem saber que o amor é melhor que tudo, esquecemos-nos de não temer e trememos diante de qualquer “barata de sete cabeças”, sendo que, com o amor, tudo é paz e tranquilidade, o medo vai embora, o ódio morre e parte para fora de nós.
O amor atrai tudo o que há de bom, une os corações, aquece os corpos nos dias frios e os faz derreter em suor ao estar “em contato” um com o outro. O ser humano apenas cresce quando aprende a valorizar o amor puro, incendiado pelo romance e embelezado pela própria pureza, esta que faz o amor ser o motivo de aguardar o momento certo para tudo.
Nós crescemos realmente quando aprendemos de verdade o que é amar.

7 de junho de 2010

O AMANHÃ

O AMANHÃ

Por que nos preocupamos tanto com o amanhã se tão longe ele está de existir? Longe a uma distância de horas se formos nos referir à passagem de um dia para o outro. Mas, o amanhã pode estar muito mais longe do que imaginamos, o amanhã pode ser também o mais próximo momento que se há de ter.
Comecei com esses questionamentos a muito tempo, uns dois ou três anos atrás, isso pode ser muito quando é tempo perdido, mas, de ontem pra hoje eu li uma postagem maravilhosa no blog adolescer, um dos primeiros blogs que chamaram a minha atenção, a postagem fala sobre o futuro, as questões do jovem com o futuro, as pressões da família, da sociedade, da mídia, as nossas próprias dúvidas e “auto-pressões” quanto ao futuro.
Percebi que não sou o único no mundo que prefere aprender com o ontem, viver o hoje e aguardar, apenas aguardar o amanhã, não colocar as coisas na ordem que os outros, a sociedade impõe e viver o hoje entregando o amanhã a Deus. Quanto ao amanhã, o futuro, o barco em tempestade no qual todos ou a maioria de nós está, considero que nunca se deva abandonar o barco, deve-se aprender a controlá-lo e se isso não for possível, controlar-se dentro dele, pois, é permanecendo nesse barco que se chegará a algum lugar, abandonando a embarcação as maiores probabilidades são:

a) Se afogar
b) Estagnar-se numa rocha ou ilha, sem ter quem possa ajudar a sair dela
c) Virar “comida de peixe grande”

Em contrapartida, permanecendo no barco e enfrentando a (s) tempestade (s) e as demais dificuldades se adquirirá primeiramente a experiência e o conhecimento, será exercitada a autoconfiança, o autoconhecimento virá à tona, o mundo estará imediatamente de olho naqueles, poucos, que permanecerem no barco.
O barco pode ser várias coisas, você mesmo é o primeiro candidato a se derrotar, as propostas da sociedade são outro item que pode naufragar o seu barco ou fazer você pular dele, as dúvidas, as certezas imutáveis (ser sempre o dono da razão), a prioridade às coisas fúteis, etc. tudo isso pode detonar a sua “viagem de barco” e fazê-lo perder grandes oportunidades. Não estou dizendo para priorizar somente e unicamente o futuro, mas, não se pode deixá-lo de lado, a Bíblia nos diz para vivermos a cada dia o que ele nos proporcionar ou, em outras traduções, viver a cada dia o seu mal (Mateus: 6:34).
Até aí vamos bem sem planejarmos o amanhã, mas tem que haver prudência! A Bíblia também nos alerta para o fato de serem as trevas mais prudentes que a luz e nos dá diversos exemplos relacionados à imprudência, tais como: A parábola das dez virgens (Mateus: 25:1 – 13), Davi ao possuir Bate-Seba e matar Urias (2ª Samuel: 11:1 – 27), A parábola do rico insensato (Lucas: 12:13 – 21) e muitos outros.
Então, logo vemos que não devemos nos preocupar com o amanhã (Lucas: 12:22 – 34), mas, devemos ser prudentes, pois o nosso hoje refletirá amanhã, teremos conseqüências de tudo o que fizermos e também daquilo que não fizermos. Cabe a nós exercitar a sabedoria, desenvolver gomo a gomo o fruto do Espírito e ter, como o prometido, um futuro cheio de esperança e paz , pois, Deus sabe os pensamentos que tem dos filhos dele, pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais (Jeremias: 29:11), e o fim é o futuro certo, prometido por Deus ao seu povo, o povo escolhido.

“O futuro não serve para nos assombrar, serve para nos fazer viver corretamente o hoje”.

Jônatas Araújo dos Santos

Texto Escrito Em: 04/06/2010 à 01h34min

6 de junho de 2010

ETERNA EM POUCO TEMPO !

ETERNA EM POUCO TEMPO!

Quantas tardes juntos, choros, risos, brigas, aulas filadas, nossa... Nós até estudamos uns pelos outros! Dois meses intensamente vividos, amizade incrível, incomparável, irreparável, inexplicável. É essa a nossa amizade, seguida por uma estrela, a primeira, a mais brilhante, a mais clara.
Já me disseram que amizades de escola são todas passageiras, pois eu contradigo! Amizades de escola são como qualquer outra e podem até se distanciar, mas, estes amigos estarão sempre perto um do outro, sempre podendo contar uns com os outros, a final, amigos não são aqueles que simplesmente vemos todos os dias, amigos são aqueles que nos aconselham mesmo sem falar nada, amigos são aqueles que estão sempre perto, mesmo estando a quilômetros de distância.
Assim somos nós. Nossa amizade merece o título de Eterna em Pouco Tempo, é eterna uma amizade que dura o tempo suficiente para ser inesquecível, e a nossa já durou, não acabou, e, muito pelo contrário, Se Eternizou! O banho de chuva, os melhores trabalhos da classe, as conquistas, perdas, piadas, alegrias e tristezas compartilhadas, o tudo que rolou nesse curto tempo vai se estender e vai chegar aos filhos e netos, essa amizade em quarteto vai ser fantasticamente lembrada e comemorada por muito tempo, todos, o mundo, o tempo, a história, a natureza, a vida! Tudo e todos serão testemunhas de que o nosso Quarteto Fantástico não acabou e não vai acabar.
O Rock, o romance, o pagode e tudo mais que faz a gente rir, brincar e brigar, tudo servirá para contarmos nossas histórias e loucuras. Adryele, Itamar, Jônatas e Tays, nós quatro estaremos sempre juntos, vocês três, contem sempre comigo... Tamo longe? Cês tem meu cel., MSN, Orkut, etc. Vocês, sempre aqui → ♥ ←

Driih, Ita, Jhoon & Tay...
Er...
Nóozès!


.

1 de junho de 2010

Oficina g3 em Camaçari...

Demorei mas fiz! Como prometi a alguns amigos, aí vai um texto em relação ao Show do Oficina g3 aqui em Camaçari.

                 Sábado, 22/05/2010, foi o dia da realização de um dos meus sonhos "bandásticos" e musicais. Às 22hs e uns minutinhos  eu, Lokai e Zola (Luciano e Wesley) chegamos ao espaço Karrapyxo, o Show começou atrasado, mas vamos logo ao que importa. O Alexandre Aposan, baterista do Oficina, chegou horas antes dos outros, montou a bateria, linda bateria! :D      Bom, ele montou a batera e foi vender o trabalh dele, um CD que em todas as músicas tem um baita, super, hiper, mega, power, master... solo de bateria, eu comprei um (óbvio!) , quando os rumores de que os outros da banda haviam chegado começaram, eu e meus amigos ficamos logo atentos aos portões do espaço. Entrou um carro pequeno com os caras carregando os instrumentos da banda e uma van logo atrás, a van tava vazia, só foi pra fazer pressão e dar segurança aos integrantes da banda. Passado mais um tempo eles chegaram num micro-buzu, foi muito rápido, não deu nem pra chegar no micro. Um bom tempo depois, o Show começou, identicamente o CD, os tiros e sons de sirenes no início, os arranjos e tudo mais, idêntico ao CD, eles não erraram em nenhum momento, é realmente a melhor banda de Rock gospel que eu conheço, não somente pelo Rock, mas também pelo ser cristão, as ministrações deles, as letras, o exemplo de vida, etc. Tudo precisa ser bem analisado para algo ser o melhor. A banda agora está com três integrantes "novos"... no vocal, saiu PG e entrou Mauro Henrique (MH), na batera, saiu Walter Lopez (Waltão) e entrou Alexandre Aposan (Aposan) e na guitarra tem outro cara fazendo base, não sei o nome, mas, ele começou "simplesmente" carregando a guitarra do Juninho Afram! Será que o Aposan precisa de alguém pra carregar a bateria dele? Chamaa eeu aqui ó!!! uahushha' Realmente, no Show eu pulei demais, me diverti, dancei, gritei, mas, acima de tudo, adorei. Rock'n Roll não é apenas curtição e zoação, Rock com Cristo é adoração e vida de verdade, alegria de verdade, por que o Rock vai passar, mas a palavra de Deus com o próprio Deus prevalecerá!
                 Esse é um resumão do melhor Show da minha vida.... até hoje ! (:
Fora o Show, prometo fazer algo depois sobre a ministração, mas, agora, só posso dizer que foi maravilhosa.


Jônatas Araújo, para os leitores do E.P.T

Texto criado em: 29/05/2010    às     15:10 hs

Leia também!