24 de setembro de 2011

22 de setembro de 2011

Onde está a igreja? Onde estão os governantes do povo, pelo povo e para o povo? Onde estão os "bons samaritanos"?

       Essas perguntas me vieram à mente antes de ontem à tarde (22/09/2011), eu tive uma experiência incrível com meu irmão, João Vítor, 6 anos. Ele é um garoto que teve grande sorte e foi muito abençoado por Deus, escapou da morte várias vezes e saiu de uma família desestruturada e cheia de problemas internos e externos, para uma família que é o completo contrário da sanguínea.
       Ontem nós estávamos no ponto de ônibus e sentamos ao lado de uma moradora de rua, ela olhou meu celular e disse:" - Eu também queria ter um".
Eu respondi com um "hãn?" e ela disse que falava do celular, que Deus podia dar um a ela, que Ele um dia daria e que ela sairia da rua, conversamos, ela por vezes gritava com alguém, umas três dessas vezes com outros mendigos conhecidos dela, ela falou que frequenta a igreja, falou que tem uma família em Salvador e que um dia vai se reestruturar. Nos calamos. Eu estava morrendo de vergonha, caramba, eu tenho tudo e ela não tem nada, que vergonha de tantas vezes que eu resmungo e reclamo por que quero alguma coisa!
       Alguns instantes, após um longo silêncio, eu já estava em outra dimensão, minha mente já viajava em política, problemas sociais, o papel da igreja e da família. A moça me olhou e me disse: "- Você não tem dinheiro aí não? É que eu estou com fome, minha barriga está doendo, não sei se o restaurante dá comida a gora, ainda é cedo."
Caramba! Precisa os animais acabarem de comer pra que os outros animais deem comida aos humanos? Fiquei abismado. Eu não podia gastar o dinheiro, não era meu. Me desculpei e fiquei inerte, pensando em como tentar resolver momentaneamente o problema dela, a fome. Veio o ônibus, eu e o Viih levantamos, era o ônibus errado. Ele fez questão de me puxar e sentar novamente ao lado dela e me disse baixinho: "- Jônatas, pergunta se ela quer biscoito, eu tenho aqui."
Caramba, eu não tinha dirigido uma palavra a ele. Pude me lembrar que sempre as crianças tem algo bom para oferecer, mesmo quando os mais velhos não podem fazer nada.
       Permaneci quieto para que ele tomasse a atitude. Ele pegou todos os biscoitos do lanche dele e deu a ela. Não era um almoço mas já ajudava. Me veio um choro à garganta, meus olhos lacrimejaram, mas não chorei. A dureza da maturidade dos anos é horrível para a expressão dos sentimentos, é como perder a capacidade de chorar para o medo das críticas. Alguns minutos e passa uma mulherzinha pedante, grossa e orgulhosa. Ela usava calça jeans e óculos escuros. Reclamando por que a AGERBA mandou tirar os ambulantes que vendiam lanches e bebidas no ponto, ela saiu bufando e sujando tudo com suas palavras podres como se só a sede dela importasse naquele momento. A mendiga nada disse. Meu irmão abaixou a cabeça e ficou queto. Eu tive vontade de espancá-la!
      Acordem Igreja, Governantes, Seres Humanos! Acordem! Vocês só vão parar quando tudo estiver preso por um fio de cabelo? Só abandonarão seu orgulho quando a vida na terra for escarça e nada mais se comprar com o dinheiro? Abram os olhos, tudo depende de nós!
Eu não acredito em uma regeneração, uma regressão da 'deshumanidade' atual para a humanidade antiga, na verdade acredito que daqui pra frente vai ser só o pior, mas o que eu puder fazer para melhorar a vida de uma pessoa vai mudar a minha vida completamente! Não fomos nós que salvamos a vida do João Vítor, foi ele que salvou a nossa, minha e da minha família, foi Deus que o mandou para melhorar tudo e nos fazer enxergar a realidade do mundo. Quando você ajuda alguém, o maior beneficiado é você!

21 de setembro de 2011

ESCOLA!

       Música, amigos, piadas, zoação... É tudo tão bom! São os momentos mais prazerosos do dia, a escola não é um lugar só para estudar, o estudo não importa tanto quanto o amadurecimento das relações entre os amigos, afinal, de que adiantaria eu ir pra escola, ser o melhor aluno e ser um cara sem amizades? Isso seria o pontapé inicial para a chegada ao inferno cara! A escola não é lugar só de livros, carteiras, professores e alunos!
       A escola é muito mais que isso, é lá que descobrimos em quem podemos confiar, é lá que muitos conhecem amores que são para a vida toda e, como disse a Amanda Hencklein ha algum tempinho quando o namoro acabou: "ele me amava eternamente". Até quando as coisas acabam elas são eternas na escola! A escola é onde nascem bandas e morrem bandas, mas ficam para sempre em nossos pensamentos, a escola é onde se ri e se chora de situações mais nada haver com nada ou com alguma coisa! A escola é onde a gente se revolta, mete o pau nos professores e depois fica com medo de perder o ano! A escola é o melhor lugar do mundo pra um jovem estar!
       Nossos pais pensam que estamos seguros, que não rola briga, que não tem perigo nenhum. A gente arruma briga, faz amizade e influencia o segurança e cria um monte de perigos para deixar as coisas mais eletrizantes! É da escola direto pra praça, na praça, sabe Deus quantos já foram jogados na fonte! Uns malucos até já pularam por conta própria, na praça a "Jurema" dá inspiração pra muita gente, principalmente pro Junior Carvalho, na praça é que eu conheci a música do Lucas Rodrigues pra Rebeca Lieuthier, na escola acontecem as mais loucas declarações!
        Encontros e reencontros de 5ª a 8ª série, música infindável todos os dias, polêmicas inacabáveis, choros e risos, brigas e piadas, amizades de meses que parecem ser de anos, amizades de anos que parecem ser de mais anos ainda, Luana Carolini, Débora Chagas, João Paulo, Vilidiana (Dii), tanta gente! caramba, eu não vou conseguir citar todos, mas, no matutino e no vespertino eu sei que tenho muita gente com quem posso contar, galera do 2º C, me receberam tão bem! Turma do 1º ano de hospedagem, Tatá, Gaaby, Tâmires, a geral do terceirão, vão deixar saudades! Filipe Santos, grande brother e parceiro de rock'n roll, debates e discórdias. Todo esse  rebain de doido!!! O mió bandipreto do mundo! Enfim, a escola é a melhor parte do meu dia!

FIM DO SHOW

       Está tudo parado. As únicas luzes agora são as das casas, dos carros e dos postes. O que atraía a multidão afinal? O nome,as luzes, a música, a própria multidão. Percebe-se que após o ajuntamento todos tornam-se normais, ou a maior parte do todo, o que é eterno hoje dura apenas um final e um começo, o último e o primeiro dias de uma semana para a maioria dos que buscam a eternidade.
         Quando o brilho das luzes coloridas acaba, se vai junto com ele o sabor de mel e esquece-se de soltar o cabo da nau. Profecias, promessas, revelações e tudo o que foi visto, dito ou vivido naquela noite, passa como o vento pela vida de muitos, por outros passa como fumaça que deixa o inconfundível cheiro.
      Por último ficam os guardam tudo como tatuagem, para a vida toda, mesmo que doa, é sempre perceptível, junto com a marca fica o perfume de tudo o que Deus fez em duas noites, não pelos R$ 75.000,00 pagos a um cantor, mas, sim pela sua graça e misericórdia com aqueles que ainda não faziam parte dos marcados e perfumados por Cristo.


Jônatas Araújo dos Santos

PS.: Texto referente ao CONJUEC 2011, Camaçari-Ba. 

7 de setembro de 2011

INDEPENDÊNCIA???

       A República Federativa do Brasil, ou, como o mais conhecido, Brasil, é considerado um país independente, isso se deve ao fato de tomarmos, ou do nosso governo tomar, as decisões por conta própria, não depender do dinheiro externo e não precisar de ninguém "metendo o bedelho" em nossos assuntos.
Temos hoje então um país independente dos outros países.
Agora, do que mais nós temos nos "independido"? Do que ainda precisamos independer-nos?
        Temos deixado de lado a dependência do próximo, a dependência de uma sociedade amorosa e não apegada aos bens materiais. Hoje tudo o que se faz para expressar amor e afeto é comprar e presentear com "coisas", o amor hoje é comprável, dependemos do palpável e monetariamente mensurável para expressar bons sentimentos.
        Deixamos de depender do abraço e beijo não malicioso de um amigo, deixamos de depender de quase tudo o que tínhamos de melhor, aquilo que de Deus herdamos e recebemos como presente, presente esse no qual o palpável era o próximo e o mensurável não era monetário, era na verdade imensurável.
     Hoje temos, infelizmente, abandonado a dependência de Deus. Dizemos uns aos outros em nossos problemas: "- Deixem Deus fora disso, Ele não tem nada a ver com isso." Esquecemo-nos de que em TUDO Ele tem um propósito, deixamos Deus fora das nossas vidas, dizemos que Ele aceita hoje tudo o que antes não aceitava (homossexualismo, drogas, prostituição, imoralidade), não nos lembramos que somos nós que dependemos d'Ele para TUDO, Ele não precisa de nós para nada mas mesmo assim nos ama e nos permite depender d'Ele. Temos nos INDEPENDIDO de Deus! Isso é completamente trágico!
       Em contra-partida, dependemos completamente de uma mídia suja e corrompida que prega a ditadura da beleza na qual tudo é feio se não for conforme as imposições dela, dependemos de um governo que governa para aqueles que votam nele, os que não votam que se danem! Dependemos de pessoas que não dão nenhum valor à nossa dependência por elas, dependemos da sociedade, dependemos da aceitação social, se não somos aceitos, não nos aceitamos, que país é esse? Que Independência é essa???
       Do que adianta eu não depender oficialmente de outro país se na prática dependo de todo o lixo Norte-Americano, Japonês, Chinês, etc. que estes outros mandam para cá descaradamente para lucrar por nossa conta e nós, povo INDEPENDENTE aceitamos isso?
       Que independência é essa na qual ainda há pessoas que lutam pela legalização das drogas, tornando assim fútil o ensinamento que milhões de mães e pais dão ao longo dos anos, também como a homossexualidade, que se juntem os homossexuais, mas meu irmão de seis anos não é obrigado a ser bombardeado com a dependência midiática de apoiar o homossexualismo, não é obrigado a ouvir em casa que não é certo e na rua que não é errado? Não digo que se deve desrespeitar, mas, independência de vida  é ter o direito de escolher o que eu acho certo e o que eu não acho certo e ter também o direito de ensinar à minha nova geração, responsabilidade de minha mãe e dos demais parentes, aquilo que aprendemos desde crianças, por que tenho que dizer que é certo algo que eu acho errado? Meu pensamento é livre, não vão me fazer depender do que a mídia diz para formular minhas ideias e meus ideais!
       Sou independente e não foi D. Pedro II que me libertou, foi Jesus, Deus, Yeshua Hamashia, O Deus Trino, Ele sim me libertou e me mostrou que eu não preciso de influências midiáticas e governamentais em meus pensamentos para ser feliz, só o que eu preciso é ser livre para seguir a minha base de vida, o meu estilo de vida, seguir a Cristo e a tudo o que Ele ensina, isso é independência, independência é depender completamente de Deus!!!


Jônatas Araújo dos Santos

6 de setembro de 2011

O Interno e o Externo

Hoje ele é igual,
E isso é tão normal.
Para os que o rodeiam
A aparência é legal.

Hoje tudo é anormal
Os olhares se voltam,
Elogios e risos.
Por que não fizeram isso antes?

Deem um basta!
Chega de observar o externo,
O interno de quem olha o externo
É podre e precisa de cura

Ninguém sabe por que ele mudou
Ele dá uma desculpa igual a todos
Mas o seu íntimo, apenas Um conhece
Ele nunca se importou

E não se importa agora
Com o que pensam
Os expositores de opiniões
Sobre a aparência externa

Ele se importa com o interno
Ele é a sua própria experiência
Agora ele sabe para quem importa o que
O interno e o externo, agora sabe.

Jônatas Araújo dos Santos

Leia também!