14 de julho de 2011

       Um dia desses, eu cheguei no estágio e vi todos os fantoches pendurados de cabeça para baixo no varal. Que cena engraçada! Então pensei: "O que significa ficar de cabeça para baixo, de pernas pro ar"?
Cheguei a algumas conclusões sobre isso e quero compartilhá-las com vocês. Vamos lá! É hora de ingressar em um turbilhão de idéias e, virar a cabeça!

DE PONTA-CABEÇA...

     "Dê uma virada na sua vida". Esse é o subnick de um amigo meu no MSN, ele costuma ter um ótimo humor e sempre procura pensar positivo. O mundo das pessoas pode virar de cabeça para baixo e ser maravilhoso, assim como o das crianças que estão sempre dando piruetas, andando com as mãos no chão e as pernas pro ar e sempre felizes!
Quando se toma a decisão de mudar, entrar na faculdade, pleitear uma vaga numa grande empresa, adotar uma criança, ou até, de uma maneira a ser muito mais agitada a virada, andar com Cristo, está sendo dada uma ENORME virada na vida! A rotina, os pensamentos, os compromissos, o modo de ver e de viver a vida, tudo isso e muito mais passa por mudanças HILARIANTEMENTE RADICAIS! A vida fica deliciosa, novas experiências nos dão novas perspectivas, novas expectativas! Já se está então de ponta-cabeça, com "sangue no olho", tudo doido e muito gostoso!
       Já em outros casos, casos extremos e muito preocupantes, a vida está de ponta-cabeça negativamente. As pessoas se entregam aos problemas, esquecem de que pra TUDO  tem jeito, até mesmo para a morte.
Tornam-se mártires de si mesmos, passam a permitir que a vida vire e derrube a cada dia mais tudo o que conquistaram e construíram, ao contrário de uma virada como a do navio do Jack Sparrow, (Piratas do Caribe 3), que fez com que o navio afundasse para que encontrassem o seu tão procurado tesouro. É preciso "dar um ninja" às vezes para não ficar virado de cabeça para baixo, correr com as mãos e pegar o que for possível com os pés, mas, não se pode deixar o mundo cair sobre o seu traseiro e também não se pode tropeçar, seu rosto pode ralar no chão! É preciso se animar, rir da tempestade e desafia-la, entrar na dança fora do ritmo para encontrar outra música que te agrade dentro da que está sendo tocada ou até mesmo para que o coloquem para fora do grupo, a final, você está de ponta-cabeça e está completamente fora do estilo e do ritmo! Mas não deixe a peteca cair, chute-a com todas as forças! Faça da sua vida, mesmo que seja difícil, um diferencial para todos os que veem o mundo de maneira "normal", todos os que estão de cabeça para baixo positivamente ou que estão normalmente de pés no chão.
       A vida é linda e, já que não podemos bater asas, batamos pois nossos corações! Tiremos os pés do chão para poder com a sensibilidade das mãos ler o que a estrada quer nos quer comunicar! Encontremos hoje ainda asas deltas da emoção, armas que nos façam não ferir mais ninguém e escudos que nos protejam de todo o mal do mundo, vamos viver o melhor da vida, vamos viver A VIDA, JESUS! O caminho, a verdade e a vida! A verdadeira alegria, a felicidade que nunca se acaba e que está sempre se renovando! Quem tem essa alegria anda sempre de ponta-cabeça, a final, é diferente de todos os outros! Dê uma virada na sua vida, viva Jesus e viva diferente de tudo o que você sonhou!

De ponta cabeça e levando a vida em pé,


Jônatas Araújo dos Santos

10 de julho de 2011

O AMOR

Amor. É tão lindo né? Mas, o que é o amor? São quatro pequenas palavras, porém vamos destrincha-las em algumas outras. Isso será bastante interessante!

Ontem, 09/07/2011, nós falamos bastante sobre o amor na reunião dos jovens lá na igreja, o amor ao próximo principalmente. Devemos aprender a amar, sabendo que o amor não é um sentimento. O amor é muito mais, às vezes o amor está no mais puro silêncio. Não é um sentimento pois sentimentos vêm e vão, o amor é muito mais! Ele traz sentimentos!

O amor nos faz tomar atitudes incríveis, inesperadas e nunca imaginadas por nós e pelos outros ao nosso redor. O amor gera mais e mais amor, faz-nos aprender a viver em comunidade e faz também aprendermos a amar. Quem melhor para nos ensinar a amar que o próprio amor?  É por isso que o amor é perfeito, por que ele existe por si só, quanto mais é distribuído torna-se maior em sua quantidade, resiste a tudo, não se permite odiar ninguém nem ninguém, etc. É muito mais que palavras, são atitudes, é uma vida inteira, é o dia-a-dia feito em amor!

O amor é uma escolha, um compromisso. Se alguém escolhe amar está escolhendo abrir mão dos desejos e atitudes ruins. Amar é perdoar. Se seu vizinho acertou tua cara com uma pedra que era pra um gato que entortou o telhado dele, você deve perdoá-lo e, se necessário, até pedir perdão por ficar na frente do gato!
É irônico e até engraçado, mas, o amor é enorme, porém revela-se também em pequenas atitudes, até mesmo as grandes demonstrações de um simples afeto são menores que as menores demonstrações de amor. Isso é, o amor é enorme até mesmo em pequenas doses!

Levantar de madrugada para levar roupas e alimento para os necessitados, doar sangue a cada 4 meses, ouvir um idoso durante horas contando as mesmas histórias de ontem, amar um professor que todos odeiam e expor isso, retribuir o ódio com o amor, não por pena, gritar com a vida e na vida o amor que vive em você. Essas são grandes demonstrações de amor, inclusive são demonstrações bastante visadas por todos.

Pequenas atitudes que fazem a diferença e demonstram imensamente o amor: Um sorriso para quem chora, uma bala a uma criança, uma ajuda para uma senhora que está carregando sacolas sozinha, um beijo na mãe ao chegar em casa, o ato de pedir a benção, gritar um EU TE AMO!!! Para alguém que pensa estar só, etc. Pequenas e fáceis atitudes que fazem enorme diferença!

Amar é, assim como viver, fazer a diferença! Na verdade, como eu sempre falo em viver X existir, viver é amar e amar é viver! O amor é a maior diferença que alguém pode fazer na vida de outro alguém! O amor é o resumo de tudo o que é bom, é a ampliação de todo esse resumo em uma vida inteira! O amor é aquilo e aquEle que, ao menos a mim, dá motivos para viver! O amor é em quem eu me apoio e é quem me dá asas para voar seguramente, é o meu motivo de viver, é quem não deixa o dia e a noite  falhar, é quem faz a terra girar e permite aos homens ter novas oportunidades de acertar. O amor é Deus, Deus é amor. Muita gente fica falando de vingança, morte, destruição e usando Deus como respaldo para isso.

Deus é amor e a sua palavra, a Bíblia é a suprema verdade, mas isso não quer dizer que eu devo sair condenando os outros ao inferno! A Bíblia diz para pregarmos as boas novas, o evangelho do Senhor Jesus, então, para finalizar, tudo o que eu tenho a dizer é: Jesus te AMA! Ele é o único que pode lhe dar um sentido verdadeiro do que é a vida e de TUDO o que é o amor, Ele é por si só o próprio amor! Ele é o TODO poderoso, o ÚNICO capaz de fazer TUDO, Ele é aquEle que promete e cumpre independente do que façamos, a simplicidade do amor de Deus é tão incrível que Ele simplesmente nos amou, a exuberância e o tãntãaao exagerado desse amor são tão grandes que Ele entregou-se a si mesmo, se fez homem, tornando-se filho de Deus para que nós, meros mortais, possamos compreende-lo melhor, morreu, venceu a morte  tornando possível que nós crêssemos na vida eterna, que Ele mesmo promete, nos amou tanto que como homem não se deixou levar pelo pecado, sendo exemplo de luta e perseverança para nós, mostrando que é possível SIM viver em santidade, não se importou com nada do que os seus inimigos acusavam-no, não deu ouvidos às críticas, apenas cumpriu o seu propósito, veio, mostrou a vida verdadeiramente feliz sem pecado, fez SOMENTE o bem, não reclamou de NADA, sofreu por TODOS os seres humanos, manteve-se puro, não veio à terra para instaurar uma religião, dividir os homens, morar em grandes castelos, Ele veio para apenas ser exemplo e morrer por mim e por você, nunca disse "eu te amo" a ninguém, mas, amou mais que todos os seres amantes juntos. JESUS TE AMA! Ele quer te fazer viver o amor!



Jônatas Araújo

7 de julho de 2011

REFLEXÃO

Qual é o teu maior sonho? Quais os teus anseios mais fortes? Você costuma planejar o seu futuro? Vale à pena tudo isso? (...)
Essas são perguntas que nos seguem "desde o momento em que nos entendemos por gente". eu mesmo planejo tirar, trazendo pro presente, uma média de 5 a 8 mil reais por mês para poder dar uma vida agradável e confortável aos meus filhos e minha esposa, bênçãos que ainda vou receber. Mas, vale mesmo à pena planejar tudo isso e priorizar tudo isso? Vejo que, na maioria dos casos, as pessoas que tem grandes ostentações acabam crescendo e ao mesmo tempo continuam pequenos. Vou explicar.
Se eu tenho grandes ostentações e coloco-as em primeiro lugar na minha vida, acima até mesmo de quem me dá essa vida, eu nunca irei me satisfazer pois não terei o sentido verdadeiro da vida, não terei priorizado a própria vida. É como diz, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as outras coisas lhe serão acrescentadas. Nós devemos cuidar das coisas de Deus, não à nossa maneira,mas, do jeito que Ele mandar. E Ele cuidará do que nós queremos,é promessa dEle! E Ele nunca falha, apenas tem um tempo diferente do nosso, o que é até melhor para nós, com Ele no comando tudo vai bem!!!
Não quero dizer que não devemos ter planos e sonhar com grandes coisas, mas, essas coisas não podem ser a primária prioridade em nossas vidas e isso é lindo! É lindo por que aí se encontra o sentido de tudo, os sonhos se realizam, os anseios mais atiçados brandeiam-se, o futuro já está planejado desde o nosso nascimento, enfim, com Deus TUDO ISSO vale á pena! Se exemplo, viver e defender os conceitos do evangelho de Cristo, até mesmo com a própria vida se necessário, abrir mão dos próprios sonhos que para mim são enormes mas são pequenos perto dos sonhos de Deus para mim, viver pela FÉ, tomando como exemplo os santos de Deus, os separados, escolhidos, os exemplos de fé de Hebreus 11. Viver é isso!
Garantir o futuro tem a forma mais fácil e prática do universo humano e espiritual se você e eu estivermos com nossa fé firmada na rocha! As raízes encarcadas, encravadas na vida!

Deus os abençoe,

Jônatas Araújo    

6 de julho de 2011

ANÁLISE DO MEDO

Olá queridos! Todos bem? Espero que sim!
Gente, eu estava conversando com uma amiga minha, Bruna, e falamos um pouco sobre o medo, lembrei logo do blog! E aí, o medo é bom ou ruim? É uma resposta aparentemente óbvia para alguns e certamente duvidosa para outros. Eu fico com os que tem dúvida.
É ótimo quando se sente medo das coisas erradas. Quando se sente medo, por exemplo, das drogas, da prostituição, idolatria, etc. Isso faz com que o indivíduo se sinta mais seguro por não estar envolvido com essas coisas. Quando se tem medo do erro a situação é bem diferente. O erro é algo quase que inevitável, ninguém sabe ao certo quando vai acertar ou errar, é impossível saber. Tem-se apenas uma ideia, uma espera já quase certa do resultado final de atitudes, escolhas, decisões, meios e fins. Portanto, não há necessidade de ter medo do erro, há sim uma necessidade de se precaver do erro, se eu sei que possivelmente eu vou errar, então faço por onde acertar, é natural de seres humanos inteligentes.
Mas, e o medo da vida? Não somos preparados pela sociedade, pelo convívio diário em nossas vidas para enfrentar dificuldades. Somos preparados para vencer, a mídia nos diz que tudo é bom e o mundo gira em torno da mídia, os que se dizem "fora da mídia" muitas vezes fazem a própria mídia, tornando-se também influenciadores baratos e vazios para as mentes vazias e fracas. Isso afeta uma enorme parcela da psiquê das pessoas, torna-as em robôs seguidores de idéias passageiras que, com o tempo, vão ser vencidas por outras idéias e, dentro ou fora da TV, do rádio, da internet, serão também idéias midiáticas com a intenção de atingir a massa populacional que se preocupa demais com o que está fazendo, vestindo, comendo, que deixa o sistema tomar conta das suas vidas, isso gera medo de diversas maneiras. Medo de um relacionamento sério gerando frases como: "Casamento pra sempre não existe mais"! Ou então "Casar pra quê se eu posso ser feliz me encontrando com meu/minha parceiro (a) e depois me despedindo". É como se aquilo que traz liberdade de verdade estivesse causando medo por conta da influência midiática, muitas vezes negada pelos influenciados por ela.
E o medo de dar uma nova chance a quem erra? Esse é fatal e fantástico! Pensa-se assim: "Se eu der uma nova chance serei magoado (a) novamente". Ou talvez: "Eu perdoo, mas ficarei atento! Com certeza esse ***** não vai mudar". Esquece-se, por conta do medo de viver uma vida melhor, até mesmo o sentido do PERDÃO! Esquece-se a necessidade de receber e de dar novas chances sem pensar no que foi feito anteriormente como algo que vai acontecer de novo, é necessário mudar os conceitos Brasil! A falta de amor é um dos principais, se não for o principal fator que gera medo. Se o amor é quem lança fora todo o medo, é o amor que vai impedir também que esse medo retorne ou que outro medo apareça. É necessário encarar a vida com dignidade não somente externa e social, precisamos também de dignidade com nós mesmos, precisamos de paz de espírito e um espírito que vive o medo nunca, e eu digo nunca mesmo, poderá ter paz. Anote isso em sua mente: Uma pessoa que não vive em paz de espírito e descanso de alma nunca terá uma vida externamente, socialmente e pessoalmente tranquila.
O medo é muito amplo em suas definições, é amplo entre bom e/ou ruim também. Bom quando serve para livrar-nos do mal, a exemplo do Rei Davi quando fugiu e se escondeu na caverna, não foi morto por que Deus o protegeu e também por conta do seu medo. O mesmo sentimento é ruim quando um jovem  que passou toda a infância e a adolescência nos cuidados e mimos dos pais, não sabe fazer nada, não aprendeu a viver. Este jovem vai crescer com medo, será corajoso até o momento que perder suas bases ou se afastar delas, terá medo de descobrir coisas novas, medo de receber um NÃO e de dizer SIM a escolhas que podem ter dois finais, um bom ou um ruim. Não digo que esse jovem, esse ser humano brilhante que não foi preparado para a vida vai se dar mal ou será massacrado o resto da vida. Ele terá muito mais dificuldades e medos se comparado com alguém que, mesmo tendo tudo, foi preparado e até mesmo, por permissão dos seus formadores, passou "apertos" para aprender a lidar com a vida, até mesmo a se virar sozinho. Medo, é mundial sentir isso! Todo ser humano, todo animal, todo ser vivo limitado sente medo. A diferença é que muitos o encaram como apenas uma nova dificuldade a ser vencida, um novo desafio a ser superado, já outros, infeliz e infelizmente maioria, vão sentir medo e recuar, correr para trás e se abraçar em suas antigas bases esquecendo-se que, como qualquer construção, essas bases um dia serão antigas e não poderão mais sustentá-los, talvez sustentem a outros, para esses elas ainda serão novas, mas não vamos falar desses agora. O medo fará com que voltem ás antigas e frágeis bases, certamente isso não será seguro. É necessário destruí-las para construir novas bases ou, cuidadosamente, analisá-las e reformá-las, a escolha é pessoal e individual de cada um, depende muito da NECESSIDADE e da carência de novas idéias e nova esperança.
Sugiro que tenham medo, isso faz crescer. Porém, tenham cautela pois se não a tiverem o medo destrói vocês sem que vocês percebam, por exemplo, o medo de viver, não o tenham nem em sonho! Tenham mesmo medo e sejam duvidosos a QUASE tudo o que chegar até vocês, porém, não se prendam ao medo e não deixem de buscar respostas para as dúvidas, como diz meu chefe: "ISSO É IMPORTANTE!" Caso errem, machuquem-se e pensem em desistir, não desistam e lembrem-se dessa outra frase do cara: "Acontece, é normal, você está aprendendo. ISSO ACONTECE NAS MELHORES FAMÍLIAS!"

Deus os abençoes, sejam felizes!

JESUS LOVE YOU!

Dedicado a todos os leitores e, em especial à Bruna, valeu pela inspiração Bruuh!

Jônatas Araújo.

Leia também!