16 de dezembro de 2011

Início...

Ele: Diferente de todos os outros caras, cristão, não atraente como seus amigos (segundo as garotas), com a vida cheia de mudanças, revoltas, apenas um adolescente, mas, com pensamentos que muitos duvidam que sejam dele, sempre em busca de uma vida pura e reta com Deus, sempre errando e aprendendo, sabe qu eé humano errar e que não deve fazer tudo o que lhe aparece à frente para fazer. Costuma fugir dos erros e não se perdoa facilmente, ao contrário de quando alguém o magoa ou pisa mesmo na bola com ele, tem facilidade de perdoar os outros, menos uma pessoa, aquele que deveria ser seu maior exemplo desde criança, mas não foi.
Ela: Dela eu não sei muito ainda, é mais difícil de descrever, séria, esperta, mais mente que músculo, mais unhas que coração. Ela não é uma garota comum. Mas, ao mesmo tempo, é dengosa como todas as outras, vaidosa e se liga ao cubo em moda. Ela não é cristã, não de nome. Tem atitudes cristãs, mas, sua criação é mista de algumas religiões. Ela parece ser melancólica, um pouco puchada pro lado gótico,mas, quando se junta com os amigos é mais alegre que o Patati e o Patatá.

Eles: Se conheceram a anos, entre olhares apenas. Se conheceram a pouco tempo de verdade, concordam em quase tudo, tem conceitos MUITO parecidos, os dois aceitam a Bíblia como base de vida, e a usam. Os dois amam o rock acima de qualquer estilo musical, os dois escrevem muito bem. Os dois confiam muito um no outro, diga-se de passagem que isso é declarado. Até politicamente os dois concordam! Mas, o que impede são conceitos dele e a timidez que, apesar de raramente aparecer, só aparece quando ele menos precisa! Eles aparentam se gostar, mas nenum dos dois demonstra (eu sei, é confuso), ela vive se afastando e depois se aproxima sem que os outros percebam, ele é mais cara-de-pau, isso às veses atrapalha.

Ele: Tem um passado obscuro, divertido, romântico, descarado e emocionante. Agora duas garotas desse passado resolvem se apaixonar por ele, nenuma das duas é ela. Em todos os cantos ele vê ou ouve algo que diz: "Agarra!" "Vai, você é homem, não vai ter nada!" "Coé meu irmão? Vai deixar passar?"
Em sua mente ele ouve: "Amar a Deus sobre todas as coisas." "Salmo 119:9-16." "Deus permite a tentação e, junto com ela, providencia o escape."
Dentro dele ele grita: "Salva-me de mim mesmo!" Livra-me das tantas vozes!" "Oh Senhor, faz com que ela se entregue por completo a Ti."
A adolescência pesa quando se tem consciência da vontade de Deus.

Ela: Aparenta nem imaginar que ele gosta dela, mas está sempre perto dele, ou ao menos em contato. Ela ainda não sabe, mas, ele ora por ela todas as noites, ora na verdade por todos os seus amigos mas, ela é especial, há um romance maior, um desespero como o da corça pelas águas quando se trata de sua salvação. Ela não sabe ainda, mas, Deus há de fazer algo muito grande na vida dela, mesmo que depois da adolescência eles não estejam juntos, serão irmãos através de Cristo, sem ídolos ou qualquer coisa parecida. Ela vai acordar umdia e perceber que todas as orações dele falera à pena, vai perceber que a vida é muito mais gostosa com Cristo, vai abrir mão de tudo o que O desagrada e vai impressionar a todos passando por cima de todos os conceitos que aprendera desde criança.
Ele: Ele vai se levantar, glorificar ao Senhor como nunca por ver esse sonho realizado, vai ter a confirmação da certeza que já tem de que todos aqueles por quem ele ora serão salvos. Ele a ama, o amor não acaba, sua fórmula é que muda. Do heros ao fraternal há muito o que se aprender e fazer com que permaneça. Através dele Deus está fazendo algo muito grande, ele não está vendo isso ainda, mas sabe que é isso o que está acontecendo. Através dele muitos virao a Cristo, para que toda a glória e toda a honra seja dada ao nosso Senhor. Ele sabe que para tudo há um momento certo, apesar de ser apressado e vacilão, procura se controlar. Ele vai conseguir, tudo pode naquele que o fortalece!

Eles: Eles vão permanecer amigos, talvez a salvação dela venha através um relacionamento mais sério entre os dois, talvez não, talvez ele nem esteja perto dela quando ela se entregar de todo ao Senhor, mas ele espera estar. Eles podem ter um belo futuro juntos, uma vida próspera e cheia de vitórias, obviamente consequentes de lutas, mas podem também ter uma vida linda separados, juntos pelo laço de amor como irmãos em Cristo, porém não juntos pelo amor heros, de qualquer maneira, só depende deles para que tudo de certo. Depende deles para que ela seja salva, para que ela entenda o plano lindo da salvação. Ele pode usar o romance de Deus com a humanidade para ganhar a alma para Jesus e ter para si a "carcaça", por que não? É, nesse ponto, uma questão de opinião. Ele sou eu. Ela, um dia ela entrará nesse blog e escreverá sem que ele veja um texto milhões de veses melhor que esse e fará dele, nesse dia, o homem mais feliz do mundo.


13 de dezembro de 2011

VERDADE SEJA DITA!

       Não é fácil abandonar o pecado, mas também não é fácil ver o pecado e não apontá-lo, sem a intenção de acusar o pecador, com a intenção de extirpar o pecado. Isso é muito complicado! Sabe, não adianta pensar que ninguém vê o erro, somos sempre vistos por todos e nunca vemos ninguém,ou fingimos sempre não ver. Uma vez eu vi um cara falar que um profeta não deve se calar por não viver o que prega, mas, deve pregar, denunciar o pecado, e também acertar a sua vida, concordei com ele. Caso isso não aconteça, é culpa dupla! A culpa de viver no pecado, ser um pecador, e a culpa de não ter levado a verdade aos que precisavam ouvi-la! É muito grande!
       Vou me usar como exemplo dessa vez. Eu, há pouco tempo, fiz algo que reprovo completamente e sempre aconselho aos mais novos ou aos que pedem conselhos que não façam, eu me deixei levar por uma garota e nós, os dois cristãos, "ficamos", ou seja, querendo ou não, nos prostituímos. Vocês não sabem como travaram os dedos e a mente para escrever agora. É duro assumir os erros quando se ensina contra eles, é duro assumir as falhas quando elas são inconstantes, mas, quando acontecem são desastrosas. Se não fosse a Graça de Deus, imagina só o que aconteceria comigo e com todos os outros seres humanos? Seríamos derretidos igualzinho a manteiga no fogo, instantaneamente!
       Precisamos morrer, gente! Onde está a mensagem da cruz nos dias de hoje? Cadê a salvação independente de interesses em milagres e bens materiais? Cadê as campanhas de oração por amor ao próximo, abnegação ou para que cada um carregue a sua cruz? É como se não existisse mais a cruz! Hoje em dia é tudo muito fácil, é fácil ser cristão. Eu vou à igreja, oro, glorifico a Deus, canto, ouço o pastor falar e volto pra casa para acessar a internet, assistir TV e me encher de porcarias! Questionem-se aí, digam se não é verdade? Parece que o fogo de Atos se apagou! Em muitos casos, a igreja, hoje, se define em placas e não em atitudes, alguns pastores são donos e não líderes, os ministérios são como setores, presos a formalidades humanas, as coisas não acontecem mais com a liberdade dada pelo Espírito Santo, mas sim conforme o que o relógio e a pressa das pessoas ordenam. E as pessoas que adoram escondidas na África, Índia, Índonésia, China, Japão e em tantos outros países? Ah, é! Você lembra delas uma vez por ano quando tem uma campanha de dois dias por missões! Depois você só lembra quando abre a Bíblia no mesmo lugar em que colocou o papelzinho com o nome de um país para orar todos os dias até a próxima campanha. Se a campanha fosse para ter um carro zero como um Edge, Corola, Camaro, Fusion... com certeza ninguém esqueceria o papel dentro da Bíblia! Até leriam uma vez por dia a Bíblia, nas seções de promessas, é claro!
       Verdade seja dita, Jesus é o Caminho, a VERDADE, e a Vida, e essa verdade está sendo esquecida! Nossos pregadores começam a receber uma adoração tão explícita que querem que Deus se esconda para que eles apareçam! Adorem! Adorem aos seus "bispos", "apóstolos", "pastores", "paipóstolos", adorem até que o verdadeiro Deus sacuda vocês e quebre toda essa capa de crentes, cristãos, que vocês tem criado! Doeu? Então a carapuça serviu! Doeu, mas você não faz essas coisas? Ótimo! É por que Deus quer você fazendo a diferença, a dor que você sente é a mesma que eu e milhares de outros Cristãos sentimos, a dor pelo pecado da nação, o sofrimento por aqueles que morrem para Deus por viverem para si mesmos. Levante-se e pregue! Não tenha medo, Deus há de capacitá-lo! Se isso ajudar, faça como eu, escreva! Só não fique parado, como diz o Pr. Marlon lá da Igreja Evangélica Nazareno em Camaçari, IENC (Minha casa ♥): "-- Todos os dias milhares de pessoas atravessam a via expressa para o inferno e cabe a mim e a você impedir que elas façam essa besteira." Jovens, somos fortes, devemos ter o domínio da Palavra, e temos vencido o maligno, por isso Ele nos escolheu! Para viver, MORRA! MORRA! MORRA para você e para o mundo! Encontre a verdadeira vida. Viva por amor à Palavra de Deus, viva por amor ao próximo, amor a Deus. Ame!


O QUE É SER CRISTÃO?

Olá pessoas.
Tenho hoje para vocês, inicialmente, algumas definições de pessoas muito bem conceituadas, amigos meus, nem todos conhecidos como 'critãos', mas cada um tem por si, por suas vivências e estudos alguma definição do que é ser Cristão. Vamos a elas então.

1ª - "Ter Deus acima de todas as coisas e ir além do amor seguindo a tudo  o que Ele nos ensina". (Andreza Anjos);

2ª - "Moldar nossas vidas conforme os princípios e mandamentos da Bíblia". (Joyce Santanna);

3ª - "Seguir a Deus acima de tudo, fazer o bem, gostar da Paz e praticar a Palavra". (Gaaby Camilo);



4ª - "É ser discípulo de Cristo! Se submeter à vontade de Deus e se santificar na Palavra! Existem cristãos e crentes, discípulos e seguidores". (Lucas Rodrigues);

5ª - "Ser cristão é ser a face e semelhança de Cristo. Assim, O Grandioso permite que sua luz reflita em sua vida a ponto de desencadear um desejo infinito da Sua presença" (Carla Caroline).


       Ótimo! Obrigado amigos pela ajuda de vocês. Agora, após insistirem e esperarem tanto, terão o meu parecer sobre o assunto.

       Quando penso na palavra Cristão, não encontro nada simples para definir o que é ser detentor dessa responsabilidade, mas também não é nada de tão complicado. Quando os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez, na Antioquia, eles já tinham a responsabilidade de serem seguidores de Cristo, como disse o Lucas Rodrigues, existem discípulos e seguidores, eu entendo que discípulos tanto seguem quanto agem conforme o que o seu mestre ensina, muitas vezes sem falar nada Ele ensina aos discípulos os maiores e mais importantes conhecimentos para as suas vidas.

       Ser Cristão é mais do que amar ao próximo, ajudar aos pobres, abrigar as viúvas ou pregar o evangelho de Cristo, Deus. Ser Cristão é ser diferente em tudo mas não se afastar daqueles que são iguais em tudo, é ser diferente dos que não são imitadores de Cristo. Não havia entre eles, os cristãos, nada de diferente, tudo entre os nossos irmãos descritos no livro de Atos era comum, de sorte que a cada dia mais pessoas abraçavam a causa, não por interesse, sim por amor, por verem a diferença que eles faziam mesmo depois do seu Mestre ter ascendido aos céus.

       Os Cristãos são cordiais uns co os outros. Amam sem vergonha e sem medo, vivem um romance com Deus, com o Pai. Aguardam como noiva adornada para o casamento a volta do Senhor para o grande banquete. Ser Cristão não é viver a mil maravilhas financeiras, mas também não é ser pobre, ser Cristão não é morrer virgem, mas também não é casar por não resistir ao pecado, ou se esqueceram todos estes de que Deus permite a tentação mas providencia com ela o escape? Ser Cristão não é nunca errar, ser Cristão é, como o Rei Davi, andar segundo o coração de Deus, não por acertar em tudo, mas, sim por  assumir os erros, pagar seus preços e não cometê-los novamente. Como? Observando conforme a palavra.

       A nós jovens, ser Cristão é lembrar de Deus nos dias de hoje, para que quando aos 40 anos, ao lembrarmos desse texto, digamos com prazer e certeza  que combatemos o bom combate, concluímos a carreira e guardamos a Fé, tendo a convicção de que grandes coisas fez o Senhor por nós. Ser Cristão é ter a plena certeza da salvação, sem dúvidas sobre nosso destino após a morte, a final, nosso Senhor não diria em vão ao subir que estava indo nos preparar morada. Ele está preparando algo jamais visto, ouvido ou imaginado por qualquer mente, olhos, ouvidos ou coração humano, é grande demais! Ser Cristão é ter a certeza de que Cristo se agrada das suas obras, é saber que o poder do sangue nos liberta de verdade, é viver mergulhado nas águas do Trono de Deus e andar pela fé, não vivendo do que se vê mas sim do que se tem, e caso não se tenha o que pensamos precisar, ser Cristão é viver somente pela Fé. Com trabalho e perseverança pois a preguiça é condenada, não trabalhando por ambição sim por prazer de ser justo e digno do que se tem. Ao comentarem, expressem-se e digam:

O que é ser cristão para vocês?


11 de dezembro de 2011

NÃO É O FIM!

            Não é fácil descrever pequenas coisas de grande valor, o que dizer então das grandes amizades construídas em tão pouco tempo? Considero impossível descrever as manhãs dos últimos sete meses com a merecida perfeição, mas vou escrever algo imperfeito sobre um pretérito imperfeito, bastante presente e muito mais do que perfeito.
            O ontem pra mim foi o dia 16 de maio de 2011, eu cheguei à escola e vi logo um bando de malucos na subida da escada com três violões, uma bagunça só. Na escada, uma branquela com um sorriso lindo e mordendo um maluco, era a Talitta Vitória (Tatá) agredindo o Robert, à primeira vista abestado, mas hoje legal. Alguns eu já conhecia, Júlio e Lucas são dois desses. Como fiquei feliz de ver como é diferente aquele lugar no turno oposto! Música, pessoas legais, pessoas imbecis mais legais ainda! Subi mais um pouco e vi uma criatura linda e muito séria, mas atraente, olhar profundo... Eu conhecia aquele olhar, era a Gaaby Camilo, conhecia de vista de dois anos atrás em outra escola. No outro canto a Sabrina Pamela, parecia ser metidinha mas com o tempo se revelou legal demais. Terminei de subir a escada, entrei na minha nova sala, ou melhor, a mesma sala, outra turma. Uma recepção perfeita aos olhos com a visão de Caroline Brandão, Adlane Fiel e Fernanda Mello (Carol/zinha, Nanda e Lane), a sala já era melhor a partir daí. Notei a diferença, todos unidos, ninguém mal educado, ninguém grosso com ninguém... até então, é claro, muitas coisas acontecem em sete meses...!
            Já cheguei sendo mal visto, Felipe Calheiros e Uilson Neto não foram com a minha cara, eu nem percebi! Rayron, como sempre calado, nem chove nem molha nesse sentido.  No fundo da sala, três criaturas que riem mais que hienas e fazem a graça das manhãs, Magda, Suelen e Andreza. Eu não acreditei que tinha saído da minha antiga turma, ainda doía a falta de Luana Caroline, Débora Chagas e Poliana Santos (é Santos Poli?), mas, a diferença era enorme. Já me senti em casa, mesmo sabendo que teria que conquistar ainda o meu espaço. Aprendi então que é dando espaço que se ganha espaço, inexplicável.
            Não dá pra descrever tudo e todos, tivemos choros e risos, eu cheguei de ousado e fui conquistado por toda essa galera maravilhosa, a música nos fez mais unidos ainda! Ouvir os agouros das Amandas Henclein e Oliveira cantando e dizer: “— Que lindo amores”, até ganhar moral pra dizer: “— Tá feio, para!” Mas, não é só fora da sala que as coisas acontecem, os gritos da Jennifer Fernandes também mudaram a minha vida! Aprendi a valorizar mais os meus ouvidos! Ah, e a indizível amizade do Tony, parceirão de conversas maduras ao extremo e de conversas infantis ao extremo oposto também, amigo pra tudo. Sem explicação, só Deus pode fazer uma coisa dessas e me dar um presente desses.
            Gente, eu não vou conseguir citar todos! São muitos risos, muitas birras, desabafos, conselhos... Haja conselhos! E como eu amo ouvir os outros!
E as infindáveis discussões sobre política, religião, sexo, música, cultura... Foi uma das poucas turmas que soube discutir tudo isso sem ser imatura ou infantil que conheci até hoje, se alguém tivesse meia hora pra mudar a minha vida esse ano, essa meia hora se estenderia a sete meses e nunca teria fim. Deus sabe o quão importantes vocês são pra mim, quando um monte de coisas me irritavam, sempre tinha alguém como a Andreza Anjos pra dizer: “— Pode parar que isso não combina com você!” Via Facebook ou ao vivo mesmo.
            Depois de um tempinho, as amizades se consolidaram e tudo foi se acertando.  Sabe gente, vocês se tornaram tão importantes pra mim que os fins de semana viraram tediosos e sem sal, exceto nos momentos com a outra galera aqui (não posso desmerece-los!), mesmo ouvindo gritos e mais gritos me mandando calar a boca e quando eu não falava nada todos se assustavam, mesmo com os chiliques das meninas da sala, velho, vocês são muito importantes. Especialmente a galera do antigo terceirão, que Deus ilumine sempre o caminho de vocês e realize o meu sonho de ver cada um na eternidade, aos que não acreditam, oro para que entendam que é fato e começa agora, aos que acreditam e não seguem rumo a ela, oro para que sigam, imagina só, essa galera toda junta na eternidade? Caraca, presentão de Deus, é só desembalar e possuir velho! Mas, já tá muito grande esse texto. Gente, vocês são demais, mudaram da água pro vinho o meu 2011, se algum de vocês pensa que o ano não valeu a pena, saibam que valeu pois cada um fez o meu ano valer. Amo vocês, sério mesmo.


Sem mais,

Ou melhor, sem mais tempo, paciência e criatividade o suficiente pra escrever para vocês,
Jônatas Araújo dos Santos
(Depois eu publico algumas fotos aqui).

Leia também!